terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Escola do Hot Club: Songwriter masterclasses - series 1 / Manuela Azevedo + Hélder Gonçalves - Clã (day 4)

É sempre um prazer ouvir o Hélder e a Manuela falar, após um ano de 2009 marcado por várias experiências de apresentação da música dos Clã fora de Portugal, com passagens por países como o Brasil, Espanha ou Hungria, juntamente com a experiência no South by Southwest. Aqui ficam algumas histórias.

Entreajuda

- Num concerto em início de carreira, um jornalista quis acompanhar um concerto que deram na Figueira da Foz, para relatar como era a vida de uma banda portuense em início de carreira... e acabou a ajudar a banda a distribuir convites, para conseguirem ter alguma audiência para a actuação! Foi com este tipo de dedicação e entre-ajuda que venceram os primeiros tempos de existência dos Clã.

Problema de Expressão

- Um dos seus maiores sucessos, a canção "Problema de Expressão", esteve para não sair no albúm por a banda não se sentir confortável com uma música com uma frase como: - "só para dizer que amo...".

O álbum anterior abordava temáticas de carácter mais sócial e esta abordagem era nova, mas foi resolvida quando Carlos Tê mudou o tempo verbal da frase para "só para dizer que TE amo", fazendo com que a banda assumisse totalmente o que a música procurava transmitir.

A própria editora, tinha algumas dúvidas em relação ao tema, também pelo facto de não estar totalmente em linha com o que os Clã vinham fazendo, mas após o sucesso alcançado passou antes a pedir para que surgissem mais canções como aquela.

"Carrocel dos Esquisitos"

- A inspiração para uma música pode surgir das formas mais diversas. A canção "Carrocel dos Esquisitos" surgiu a partir de improvisos feitos pelo Hélder, numa época em que procurava aprender a tocar músicas como "Giant Steps" de John Coltrane, que não seria a referência mais imediata para as suas sonoridades.

"Transbaixo"

- Uma das marcas sonoras dos Clã é o som dado pelo "Transbaixo" tocado pelo Helder, nome que deu à mistura de baixo com escala mais pequena, com cordas mais finas e pick-up's de guitarra, com que toca normalmente.

Aqui ficaram mais alguns momentos destas conversas promovidas pela Escola do Hotclub... Amanhã, Sérgio Godinho.

Fonte: Filipe Machado, My Aquari0 (adaptado, incluindo subtítulos)

Sem comentários: