Entreajuda
- Num concerto em início de carreira, um jornalista quis acompanhar um concerto que deram na Figueira da Foz, para relatar como era a vida de uma banda portuense em início de carreira... e acabou a ajudar a banda a distribuir convites, para conseguirem ter alguma audiência para a actuação! Foi com este tipo de dedicação e entre-ajuda que venceram os primeiros tempos de existência dos Clã.
Problema de Expressão
- Um dos seus maiores sucessos, a canção "Problema de Expressão", esteve para não sair no albúm por a banda não se sentir confortável com uma música com uma frase como: - "só para dizer que amo...".
O álbum anterior abordava temáticas de carácter mais sócial e esta abordagem era nova, mas foi resolvida quando Carlos Tê mudou o tempo verbal da frase para "só para dizer que TE amo", fazendo com que a banda assumisse totalmente o que a música procurava transmitir.
A própria editora, tinha algumas dúvidas em relação ao tema, também pelo facto de não estar totalmente em linha com o que os Clã vinham fazendo, mas após o sucesso alcançado passou antes a pedir para que surgissem mais canções como aquela.
"Carrocel dos Esquisitos"
- A inspiração para uma música pode surgir das formas mais diversas. A canção "Carrocel dos Esquisitos" surgiu a partir de improvisos feitos pelo Hélder, numa época em que procurava aprender a tocar músicas como "Giant Steps" de John Coltrane, que não seria a referência mais imediata para as suas sonoridades.
"Transbaixo"
- Uma das marcas sonoras dos Clã é o som dado pelo "Transbaixo" tocado pelo Helder, nome que deu à mistura de baixo com escala mais pequena, com cordas mais finas e pick-up's de guitarra, com que toca normalmente.
Aqui ficaram mais alguns momentos destas conversas promovidas pela Escola do Hotclub... Amanhã, Sérgio Godinho.
Fonte: Filipe Machado, My Aquari0 (adaptado, incluindo subtítulos)
Sem comentários:
Enviar um comentário